Guia para formação continuada: letramento científico e a temática tratamento de água: explorando ambientes de formação.

 Autor: Ricardo de Pauli (Lattes


Orientadora: Profa. Dra. Arleide Rosa da Silva (lattes


Clique aqui para consultar o Produto Educacional no site do EduCAPES

 

Descrição:

Esta obra trata-se de um Produto Educacional, constituindo parte da pesquisa de dissertação intitulada “Formação continuada de professores com foco no Letramento Científico: explorando ambientes para o desenvolvimento profissional”, desenvolvida pelo Prof. Mestrando Ricardo de Pauli, sob a orientação da Profa. Dra. Arleide Rosa da Silva, vinculada à linha de pesquisa “Formação e Práticas docentes em contextos de Ensino de Ciências Naturais e Matemática” do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (PPGECIM), da Universidade Regional de Blumenau (FURB). A Educação Científica é um elemento essencial para a cidadania plena, conforme preconizado pela Base Nacional Comum Curricular, destacando a importância de ser letrado cientificamente. Portanto, o ensino na Educação Básica deve ter o compromisso de formar cidadãos letrados cientificamente, o qual exige planejamento e práticas pedagógicas adequadas para esse objetivo. Para isso é necessário uma permanente formação continuada dos professores responsáveis pelo ensino das Ciências da Natureza na Educação Básica, onde as práticas pedagógicas planejadas e desenvolvidas sejam alvos de reflexões, adequações e atualizações para promover o Letramento Científico dos alunos nos processos de ensino e de aprendizagem. 


Aplicação Professores responsáveis pelo ensino das Ciências da Natureza na Educação Básica, realizada com um grupo de 20 professoras da Rede Municipal de Ensino de Itapema/SC, totalizando 28 horas de atividades (presencial, online e saídas de campo).

 

Linha de Pesquisa: Formação e Práticas docentes em contextos de Ensino de Ciências Naturais e Matemática. 

 

Produto sob licença Creative commons CC BY - NC.

 

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