Explorando a Linguagem Matemática na Creche: práticas que envolvem e educam

Acadêmica: Anielle Kreutzfeld da Silva (lattes)

Orientador: Profa. Dra. Viviane Clotilde da Silva  (lattes

Clique aqui para consultar o Produto Educacional no site do EduCAPES.

Descrição:
Este produto educacional, classificado como um material didático/instrucional, é resultado da dissertação intitulada "Quando as professoras de Creche vão à Feira de Matemática: noções e linguagem matemáticas nas práticas com bebês e crianças bem pequenas", orientada pela professora Dra. Viviane Clotilde da Silva, pertencente à linha de pesquisa Formação e Práticas docentes em contextos de Ensino de Ciências Naturais e Matemática, da Universidade Regional de Blumenau. O produto tem como objetivo apresentar práticas desenvolvidas com bebês e crianças bem pequenas que explorem as linguagens matemáticas. O livreto apresenta inicialmente um breve texto que reforça a importância de se desenvolver práticas que envolvam as noções e a linguagem matemáticas desde os primeiros anos da criança. Na sequência ele apresenta uma relação de
práticas divididas de acordo com os processos mentais (Correspondência, Comparação, Classificação e Seriação) e campos matemáticos (Medida, Numérico, Espacial) que exploram.
 
Aplicação:
Este produto educacional foi desenvolvido a partir de práticas realizadas por professores que atuavam
na Educação Infantil e apresentaram seus trabalhos em Feiras Catarinenses de Matemática entre os anos de 2014 a 2021.
 
Linha de Pesquisa:
Formação e Práticas docentes em contextos de Ensino de Ciências Naturais e Matemática

Produto sob licença Creative Commons CC BY-NC.


Clique aqui para consultar a Dissertação no site da biblioteca da FURB

Comentários