Experimentar, investigar e vivenciar: mobilização de saberes docentes a partir de práticas educativas experienciais em um Centro de Educação Infantil

Acadêmico: Heloize Cristina da Cunha (lattes)
Orientadora: Profa. Dra. Arleide Rosa da Silva (lattes)
Coorientadora: Profa. Roberta Andressa Pereira (lattes)

Clique aqui para consultar o Produto Educacional no site do EduCAPES.

Descrição:
Este produto educacional é resultado da dissertação de mestrado de Heloize Cristina da Cunha intitulada “Experimentar, Investigar e Vivenciar: mobilização de saberes docentes a partir de práticas educativas experienciais em um Centro de Educação Infantil” - orientada pelas Profª Drª Arleide Rosa da Silva e coorientada pela Profª Msc. Roberta Andressa Pereira - no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (PPGECIM), da Universidade Regional de Blumenau (FURB) – SC. Mais informações sobre o programa e linhas de pesquisa entrar no site da FURB.
Os conhecimentos sobre Ciências se fazem presentes em todos os níveis da educação básica desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. Reforçado por essas compreensões, este livro surgiu para auxiliar os professores e professoras que atuam na Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental (adaptando estes materiais). Nosso propósito é apresentar possibilidades de Ensino de Ciências, neste caso explorando habilidades científicas de suas crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses) a partir de práticas educativas que relacionam e conciliam os saberes voltados à educação científica em um novo espaço de investigação e aprendizagem.
Almejando desmistificar seu papel na EI e a natureza do conhecimento científico para crianças. O conhecimento científico é importante pois faz com que haja uma compreensão de mundo, no sentido de compreender os fenômenos que ocorrem ao nosso redor, entendendo as situações que o cercam. Esperamos que essa leitura inspire docentes e formadores de formadores a explorarem novos espaços e tempos nos Centros de Educação Infantil com um olhar voltado à Educação Científica, favorecendo as relações interpessoais, o acolhimento, o diálogo, as aprendizagens e as interações.
Aplicação:
A proposta pedagógica foi desenvolvida, em um Centro de Educação Infantil no município de Blumenau (SC) com 12 professoras, uma coordenadora e uma diretora. 

Linha de Pesquisa:
Formação e Práticas docentes em contextos de Ensino de Ciências Naturais e Matemática

Produto sob licença Creative Commons CC BY-NC.

Clique aqui para consultar a Dissertação no site da biblioteca da FURB

Comentários