Transtorno do Espectro Autista - TEA: uma formação para uma ação transformadora

Acadêmica: Talita Santos Retzlaff (lattes)
Orientador: Prof. Dr. Aldo Sena de Oliveira (lattes)

Clique aqui para consultar o Produto Educacional no site do EduCAPES.

Descrição:
Esta cartilha é o Produto Educacional proveniente da dissertação de Talita Santos Retzlaff, intitulada “A Formação Continuada como um Caminho para Inclusão de Estudantes com Transtorno do Espectro Autista: Olhares para as Avaliações Adaptadas de Matemática”, orientada pelo Dr. Aldo Sena de Oliveira, pertencente à linha de pesquisa Formação e Práticas Docentes em Contextos de Ensino de Ciências Naturais e Matemática, do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da Universidade Regional de Blumenau, e coorientada pelo Dr. Lucelmo Lacerda de Brito.

Sua aprovação ocorreu em 27 de março de 2020, conforme Termo de Aprovação em anexo e sua versão está disponível na Biblioteca de Teses e Dissertações da FURB. Desenvolvemos e apresentamos esse produto em um formato de cartilha, no intuito de contribuir com as equipes de educadores generalistas e de salas de recursos, ou aqueles que compartilham o propósito de ensinar Matemática aos estudantes com Transtorno do Espectro Autista. Mas a principal audiência que almejamos alcançar são os membros das equipes escolares que estão cotidianamente em classes comuns de ensino, com vários estudantes típicos e público alvo da educação especial, que não possuem professor de apoio e que são responsáveis por planejar e ministrar aulas no dia a dia. 

A finalidade desse material é descrever conceitualmente o transtorno, as possibilidades de comorbidades associadas, os dados da prevalência atualizados, mas sobretudo, ilustrar por meio de recursos práticos, alguns exemplos de possibilidades de adaptação de exercícios dessa componente curricular. Os conteúdos e atividades que compõe esse Produto Educacional foram realizados e avaliados em um Curso de Formação Continuada no Colégio Metropolitano, na cidade de Indaial com 27 professores da educação infantil, ensino fundamental I, II e médio, bem como pela equipe diretiva composta pela diretora geral e coordenadoras pedagógicas. Os processos de adaptação descritos nesse produto resultam de uma articulação teórica entre os pressupostos de Vygotsky, responsável e reconhecido por enaltecer a influência do meio social e das informações por ele geradas no desenvolvimento do indivíduo; e de Janney e Snell, por meio da obra Modyfing Schoolwork na qual sistematizou e estabeleceu diretrizes para adaptação de materiais para estudantes com autismo, que ancoraram as atividades no curso de formação. 

Aplicação:
A proposta pedagógica foi desenvolvida com 24 professores do Colégio Metropolitano, atuantes na Educação Infantil, Ensinos Fundamental e Médio, juntamente com a equipe diretiva composta pela diretora geral e as duas coordenadoras pedagógicas, totalizando 27 professores.

Linha de Pesquisa:
Formação e Práticas docentes em contextos de Ensino de Ciências Naturais e Matemática

Produto sob licença Creative Commons CC BY-NC.

Clique aqui para consultar a Dissertação no site da biblioteca da FURB.

Comentários