Orientadora: Profa. Dra. Janaína Poffo
Possamai (lattes)
Clique aqui para consultar o Produto Educacional no site da
Biblioteca on-line da Universidade Regional de Blumenau.
Descrição:
Este
produto educacional é resultado da dissertação de Suelen Sasse Stein, intitulada
“Ensino de Fração sob a perspectiva de Resolução de Problemas”, orientada pela
professora Dra. Janaína Poffo Possamai, pertencente ao grupo de pesquisa em
Educação e Educação Matemática da linha de pesquisa Formação e Práticas
Docentes em contextos de Ensino de Ciências Naturais e Matemática do Programa
de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da Universidade
Regional de Blumenau. O acesso a este material pode ser realizado pela
Biblioteca de Teses e Dissertações da FURB. Este produto é classificado como
material didático, contendo uma sequência didática composta por seis atividades
com problemas que envolvem conceitos fracionários, podendo ser ressignificado
para outras práticas em espaços não formais de ensino, cursos de formação
continuada, bem como em cursos de graduação superior, visando o desenvolvimento
do senso fracionário. Espera-se, com esta leitura, que você consiga compreender
a importância de desenvolver conceitos importantes sobre frações, bem como,
habitualmente, dedicar um tempo considerável do currículo para promover a
compreensão de fração. Para tanto, apresenta-se uma proposta de abordagem
metodológica orientada para a resolução de problemas como ponto de partida para
o desenvolvimento de ideias matemáticas, centrada em uma participação ativa dos
estudantes.
Aplicação:
Este
Produto Educacional foi avaliado pelos professores de matemática, experientes
em conteúdo de fração para o ensino do 6 ° ano, e foi aplicado em uma escola
pública de Rio do Sul/SC, com estudantes do 6° ano do Ensino Fundamental.
Linha de Pesquisa:
Formação e Práticas Docentes em contextos de Ensino
de Ciências Naturais e Matemática.
Produto sob licença Creative Commons CC BY-NC.
Clique aqui para consultar a Dissertação no site da biblioteca da FURB
Comentários
Postar um comentário