Aprendizagem de Frações por meio da Resolução de Problemas

Acadêmica: Suelen Sasse Stein (lattes)

Orientadora: Profa. Dra. Janaína Poffo Possamai (lattes)

 

Clique aqui para consultar o Produto Educacional no site da Biblioteca on-line da Universidade Regional de Blumenau.


Descrição:

Este produto educacional é resultado da dissertação de Suelen Sasse Stein, intitulada “Ensino de Fração sob a perspectiva de Resolução de Problemas”, orientada pela professora Dra. Janaína Poffo Possamai, pertencente ao grupo de pesquisa em Educação e Educação Matemática da linha de pesquisa Formação e Práticas Docentes em contextos de Ensino de Ciências Naturais e Matemática do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da Universidade Regional de Blumenau. O acesso a este material pode ser realizado pela Biblioteca de Teses e Dissertações da FURB. Este produto é classificado como material didático, contendo uma sequência didática composta por seis atividades com problemas que envolvem conceitos fracionários, podendo ser ressignificado para outras práticas em espaços não formais de ensino, cursos de formação continuada, bem como em cursos de graduação superior, visando o desenvolvimento do senso fracionário. Espera-se, com esta leitura, que você consiga compreender a importância de desenvolver conceitos importantes sobre frações, bem como, habitualmente, dedicar um tempo considerável do currículo para promover a compreensão de fração. Para tanto, apresenta-se uma proposta de abordagem metodológica orientada para a resolução de problemas como ponto de partida para o desenvolvimento de ideias matemáticas, centrada em uma participação ativa dos estudantes.

 

Aplicação:

Este Produto Educacional foi avaliado pelos professores de matemática, experientes em conteúdo de fração para o ensino do 6 ° ano, e foi aplicado em uma escola pública de Rio do Sul/SC, com estudantes do 6° ano do Ensino Fundamental.

 

Linha de Pesquisa:

Formação e Práticas Docentes em contextos de Ensino de Ciências Naturais e Matemática.


Produto sob licença Creative Commons CC BY-NC.


Clique aqui para consultar a Dissertação no site da biblioteca da FURB


Comentários