Padrões e Sequências: uma proposta de formação continuada sobre o ensino de álgebra para os professores dos anos iniciais do ensino fundamental

 Acadêmica: Miriam Cristina Bleich Muller  (lattes)

Orientadora: Prof. Drª. Viviane Clotilde da Silva  (lattes)

Clique aqui para consultar o Produto Educacional no site da Biblioteca on-line da Universidade Regional de Blumenau.

Descrição:
Este produto educacional é resultado da dissertação de Miriam Cristino Bleich Muller intitulada Formação continuada: um novo olhar para o ensino de padrões, regularidades e sequências, nos anos iniciais do ensino fundamental, orientada por Viviane Clotilde da Silva. O trabalho está vinculado a linha de pesquisa "Formação e Práticas Docentes em contextos de Ensino de Ciências Naturais e Matemática", do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da Universidade Regional de Blumenau. O produto foi avaliado e aprovado em banca de defesa, pelas professoras Dra. Janaína Poffo Possamai e Dra. Vanessa Oechsler. 

Classificado como Material Instrucional, este produto aborda a importância de se explorar Álgebra e o Pensamento Algébrico desde os primeiros anos da Educação Básica e apresenta uma formação continuada para professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental sobre o estudo de Padrões e Sequências. Ele foi concebido a partir de uma formação realizada com professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino de Lontras/SC. Discute-se o conteúdo apresentado e se explora atividades sobre esse assunto, realizando um aprofundamento teórico.


Aplicação:
O produto foi desenvolvido a partir de uma formação continuada sobre o Ensino de álgebra, com 16 professores da rede municipal de ensino do município de Lontras/SC.

Linha de Pesquisa:
Formação e Práticas Docentes em contextos de Ensino de Ciências Naturais e Matemática

Produto sob licença Creative Commons CC BY-NC.


Clique aqui para consultar a Dissertação no site da biblioteca da FURB

Comentários