Práticas de Ensino sobre Grandezas e Medidas nos anos finais do Ensino Fundamental: a potencialidade do uso da Sala Ambiente ​

 Acadêmica: Luciane Cristina Joenk Hoffmann (lattes)


Orientadora: Profa. Dra. Viviane Clotilde da Silva(lattes)

Clique aqui para consultar o Produto Educacional no site da Biblioteca on-line da Universidade Regional de Blumenau.

Descrição:
Este Produto Educacional é fruto das inquietações relacionadas à prática pedagógica da pesquisadora  e resultado da pesquisa que originou a dissertação intitulada "Aprendizagem com compreensão da Matemática: interfaces entre sala ambiente e práticas pedagógicas", orientada pela professora Doutora Viviane Clotilde da Silva. Este estudo pertence à linha de pesquisa Formação e Práticas Docentes em contextos de Ensino de Ciências Naturais e Matemática. O produto foi avaliado e aprovado em banca de defesa, pelas professoras Daniela Tomio e Eliane Bihuna de Azevedo. 
Classificado como Material Didático e Instrucional, em que conceitua de forma breve, a Sala Ambiente como um espaço qualificador do ensino de Matemática e potencializador da aprendizagem, quando associado a uma metodologia de ensino que propicie ao estudante o papel ativo. O material apresenta quatro problemas elaborados para explorar conceitos relacionados à Unidade Temática Grandezas e Medidas.

Aplicação:
A proposta foi aplicada com 30 estudantes de uma turma de 7° ano do Ensino Fundamental, em uma escola privada no município de Rio do Sul (SC).

Linha de Pesquisa:
Formação e Práticas Docentes em contextos de Ensino de Ciências Naturais e Matemática.

Produto sob licença Creative Commons CC BY-NC.

Clique aqui para consultar a Dissertação no site da biblioteca da FURB

Comentários