Atividades didáticas visando o acolhimento de estudantes autistas em aulas de Matemática

Acadêmica: Julia Gabriella Pedrini (lattes)

Orientador: Prof. Dr. Eduardo Simão da Silva  (lattes)

Coorientadora: Profª. Drª. Tânia Baier (lattes

Clique aqui para consultar o Produto Educacional no site do EduCAPES.

Descrição:
Este produto educacional, classificado como material didático e instrucional, é resultado da dissertação intitulada "Possibilidades pedagógicas em aulas de matemática para o acolhimento de estudantes autistas", orientada pelo professor Dr. Eduardo Simão da Silva e coorientada pela professora Draª. Tânia Baier, pertencente à linha de pesquisa Formação e Práticas Docentes em contextos de Ensino de Ciências Naturais e Matemática, da Universidade Regional de Blumenau. O produto tem como objetivo  sugerir atividades didáticas com a utilização de textos teóricos e práticas educativas visando o acolhimento de estudantes autistas em aulas de Matemática. São apresentadas possibilidades pedagógicas a serem desenvolvidas com estudantes do Ensino Fundamental em salas onde estão presentes aprendizes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), buscando sistematizar práticas educativas em aulas de Matemática de modo a incluir estudantes com TEA, por meio de contribuições de tópicos em pesquisas de Neurociências e de recomendações elaboradas por especialistas na área.  

Aplicação:
Este produto educacional foi validado em curso de formação continuada com quatro professores que atuam na Educação Básica dos municípios de Brusque (SC), Gaspar (SC) e Blumenau (SC).
 
Linha de Pesquisa:
Formação e Práticas Docentes , Ensino de Ciências Naturais e Matemática

Produto sob licença Creative Commons CC BY-NC.


Clique aqui para consultar a Dissertação no site da biblioteca da FURB

Comentários