Formação de professores em serviço na escola: uma proposta da coordenação pedagógica usando métodos ativos mediados por tecnologias digitais

Acadêmica: Maria Aparecida Dos Santos

Orientador: Profa. Dra. Tânia Baier  (lattes

Clique aqui para consultar o Produto Educacional no site do EduCAPES.

Descrição:
Este produto educacional, classificado como um material didático/instrucional e é resultado da dissertação intitulada "Formação continuada (em serviço) de professores que ensinam com métodos ativos mediados por tecnologias digitais: uma proposta organizada pela coordenação pedagógica ", orientada pela professora Dra. Tânia Baier, pertencente à linha de pesquisa Formação e práticas docentes em contextos de Ensino de Ciências Naturais e Matemática, da Universidade Regional de Blumenau. O produto tem como objetivo contribuir para a realização de formação continuada para professores em serviço, orientada pela coordenação pedagógica da escola, pautada no uso de métodos ativos mediados por tecnologias digitais, para aprimorar suas práticas de ensino.. O material didático, que tem formato de e-book, está organizado como uma coleção de planos de aula. Primeiramente a pesquisadora apresenta os planos de aula dos encontros de formação e em as aulas planificadas pelos professores participantes da pesquisa.  Articulados aos planos de aula da formação continuada estão QR Codes trazendo as apresentações no formato de slides que trazem esclarecimentos sobre métodos ativos e tecnologias digitais. 

Aplicação:
Este produto educacional foi desenvolvido em uma escola do município de Camboriú (SC) durante uma formação continuada em serviço com cinco docentes.
 
Linha de Pesquisa:
Formação e práticas docentes em contextos de Ensino de Ciências Naturais e Matemática

Produto sob licença Creative Commons CC BY-NC.


Clique aqui para consultar a Dissertação no site da biblioteca da FURB

Comentários